O PT e a língua das mariposas

Passado o 1º turno das eleições e com a possibilidade de o PT perdê-las, talvez se pense que o PSDB encarne a voz das ruas nas urnas. Contudo, a voz na urnas, mesmo que seja em favor do PSDB, é muito mais a voz do PT do que muitos pensam.

Neste sentido, ao pensar no que aconteceu no ano passado e no que está acontecendo este ano é difícil não pensar no final do filme politicamente emblemático A língua das mariposas (1999), de José Luis Cuerda, quando na voz do garoto contra seu professor palavras ensinadas por este ressoam misturadas a um fascismo pueril. Não que o PSDB represente uma ditadura de direita em vista como a franquista espanhola em ascensão na época representada pelo filme, mas porque ao ver jovens se manifestando contra o PT de modo tão fascista como no filme, muitas vezes faz pensar que estes jovens somente podem se manifestar hoje porque foi educado dentro de um governo petista que os ensinou as palavras de ordem que ele empunha com punhos cerrados contra o próprio PT.

Malgrado o PT perca estas eleições, a voz nas ruas representada nas urnas almejando uma mudança reflete aquilo que o PT sempre almejou desde o início e incutiu durante 12 anos na cabeça dos jovens. Ou seja, durante o tempo que garotos de 6 a 8 anos passaram aos seus 18 e 20 anos, muitos deles dependendo de programas sociais criados ou melhor desenvolvidos pelo governo petista, mas que, agora, independentes e rebeldes como todo jovem pensa viver ao seu próprio modo, influenciado ou não por outros que pensam como si. 

Por mais que o PSDB tente ser a voz das ruas, dificilmente, ele será. Pois as vozes que pediram mudanças são vozes petistas desde criança, criadas num país que aprendeu nos últimos anos a acreditar em si mesmo ao ponto de se considerar independente de qualquer outro, ou mesmo, não tão dependente como antes. De um país que malgrado toda a política corrupta de parte a parte em todos os partidos e recantos deste Brasil ainda acredita que a política pode ser diferente, ainda que com os mesmos moldes do passado, que, ele, de fato não viveu e talvez queira viver com seus próprios erros.

Enfim, por mais que perca, o PT terá vencido e as voz das urnas como das ruas será a sua, independente do resultado, pois nenhum partido antes dele tornou tão possível a voz franca com que os jovens falam hoje abertamente contra ele conhecendo apenas sua história corrupta esquecendo a história de conquistas que não vivenciaram e talvez não vivenciem tão brevemente, alguns nem mesmo queiram vivenciar, apenas atirar pedras como o garoto no filme A língua das mariposas.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.