Os jogos vorazes de poder
Os Jogos Vorazes (The Hungers Games) são jogos de vida e morte em que cada pessoa tem um poder soberano no qual tem sempre que decidir que vive e quem morre a cada momento. É um jogo de sobrevivência em que cada pessoa tem ao seu lado outra que tem o mesmo poder e não se sabe qual momento ela vai tentar matá-la ou deixá-la viver, e se deixar viver por quanto tempo manterá essa decisão.
Ao todo Os Jogos Vorazes constituem uma série de livros que se tornaram filme: o primeiro, chamado literalmente Os Jogos Vorazes (The Hungers Games, 2012), o segundo, Em Chamas (On fire, 2013) e o terceiro, A Esperança (The Mockingjay, 2014-2015), que foi dividido em duas partes. Contudo, todos os jogos se resumem a um só, o de sobrevivência de Katness Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson), primeiro em meio aos jogos vorazes propriamente ditos no qual 2 pessoas são enviadas de cada um dos 12 Distritos para a Capital para lutarem pela sobrevivência deles, mas também de seus Distritos que se subordinam deste modo ao poder da Capital que exige que mandem sempre alguém para se sacrificar por eles nos jogos. Em segundo lugar, quando lutam pela própria sobrevivência na guerra dos distritos contra a Capital pela liberdade, no qual ambos, apesar de juntos, estão em lados opostos, pois Peeta, capturado é parte de um plano contra Katness até que se prove o contrário.
Mais do que um filme da ação e de ficção polÃtica, Os Jogos Vorazes são sobre a natureza humana colocada em conflito consigo mesma, no qual pessoas são obrigadas a fazerem de tudo para se manterem viva deixando de lado seus medos e anseios pela sobrevivência. Não importa neste caso quem nasce bom ou mau do ponto de vista da natureza, mas como a natureza boa ou má se transforma a cada instante no seu oposto dependendo das circunstâncias em que está inserida nos jogos. Em outras palavras, o que importa é como a natureza se torna humana sob a dualidade do que é bom ou mau a ser feito em cada momento, independente do bem e do mal, isto é, das consequências em relação a ações seja em relação a si ou a outros.
Ao abordarem a natureza humana deste modo, Os Jogos Vorazes remetem a um estado de natureza no qual alguns filósofos modernos, notadamente Hobbes, Locke e Rousseau, imaginaram existir antes de um estado social e polÃtico erigido a partir de um contrato social quando se decidiu definir o que bom e o mau em termos de ações e o que é o bem e o mal que cada ação deveria ter em vista para manter a sociedade politicamente. A questão, porém, é que se para eles este estado de natureza seria uma hipótese para a origem de um estado polÃtico, ele seria muito mais uma hipótese do fim do estado polÃtico, como algo que se pretenderia evitar, servindo então de aviso para todos aqueles que ansiassem viver sob a égide d'Os Jogos Vorazes, que seriam senão sÃmbolo de uma guerra de todos contra todos, como disse Hobbes. E, neste sentido, o estado de natureza seria ao mesmo tempo o fim e o fundamento de um estado polÃtico, aquilo no qual ele se sustentaria seu poder ou jogo de poderes, ou mesmo, seus jogos vorazes de poder que vemos um pouco explicitados nos filmes, principalmente no último, quando os jogos saem da arena virtual e vão para a vida real e todos agora fazem parte deles e devem se defender para sobreviver.
Assistir a'Os Jogos Vorazes é deste modo assistir a um jogo de poderes em que a morte espreita a cada momento, no qual não se sabe em quem se pode confiar para sobreviver e no qual A Esperança está n'A revolta, pois a voracidade é a única forma de se viver, no fim, em paz. Pelo menos até que alguém faça os jogos vorazes retornarem novamente e se tenha novamente de pagar tributos a quem estiver no poder, pois é em tempos de paz que uma guerra sempre aparece submetendo todos a seus jogos vorazes. E, para isto, basta alguém não mais querer viver em paz fazendo emergir o conflito em cada pessoa e entre as pessoas estimulando sua natureza a lutar para sobreviver ou morrer tentando, sem saber que é apenas um tordo entre outros em cujo voo pensa estar livre das flechas do destino, como Katnees, o tordo.
Ao todo Os Jogos Vorazes constituem uma série de livros que se tornaram filme: o primeiro, chamado literalmente Os Jogos Vorazes (The Hungers Games, 2012), o segundo, Em Chamas (On fire, 2013) e o terceiro, A Esperança (The Mockingjay, 2014-2015), que foi dividido em duas partes. Contudo, todos os jogos se resumem a um só, o de sobrevivência de Katness Everdeen (Jennifer Lawrence) e Peeta Mellark (Josh Hutcherson), primeiro em meio aos jogos vorazes propriamente ditos no qual 2 pessoas são enviadas de cada um dos 12 Distritos para a Capital para lutarem pela sobrevivência deles, mas também de seus Distritos que se subordinam deste modo ao poder da Capital que exige que mandem sempre alguém para se sacrificar por eles nos jogos. Em segundo lugar, quando lutam pela própria sobrevivência na guerra dos distritos contra a Capital pela liberdade, no qual ambos, apesar de juntos, estão em lados opostos, pois Peeta, capturado é parte de um plano contra Katness até que se prove o contrário.
Mais do que um filme da ação e de ficção polÃtica, Os Jogos Vorazes são sobre a natureza humana colocada em conflito consigo mesma, no qual pessoas são obrigadas a fazerem de tudo para se manterem viva deixando de lado seus medos e anseios pela sobrevivência. Não importa neste caso quem nasce bom ou mau do ponto de vista da natureza, mas como a natureza boa ou má se transforma a cada instante no seu oposto dependendo das circunstâncias em que está inserida nos jogos. Em outras palavras, o que importa é como a natureza se torna humana sob a dualidade do que é bom ou mau a ser feito em cada momento, independente do bem e do mal, isto é, das consequências em relação a ações seja em relação a si ou a outros.
Ao abordarem a natureza humana deste modo, Os Jogos Vorazes remetem a um estado de natureza no qual alguns filósofos modernos, notadamente Hobbes, Locke e Rousseau, imaginaram existir antes de um estado social e polÃtico erigido a partir de um contrato social quando se decidiu definir o que bom e o mau em termos de ações e o que é o bem e o mal que cada ação deveria ter em vista para manter a sociedade politicamente. A questão, porém, é que se para eles este estado de natureza seria uma hipótese para a origem de um estado polÃtico, ele seria muito mais uma hipótese do fim do estado polÃtico, como algo que se pretenderia evitar, servindo então de aviso para todos aqueles que ansiassem viver sob a égide d'Os Jogos Vorazes, que seriam senão sÃmbolo de uma guerra de todos contra todos, como disse Hobbes. E, neste sentido, o estado de natureza seria ao mesmo tempo o fim e o fundamento de um estado polÃtico, aquilo no qual ele se sustentaria seu poder ou jogo de poderes, ou mesmo, seus jogos vorazes de poder que vemos um pouco explicitados nos filmes, principalmente no último, quando os jogos saem da arena virtual e vão para a vida real e todos agora fazem parte deles e devem se defender para sobreviver.
Assistir a'Os Jogos Vorazes é deste modo assistir a um jogo de poderes em que a morte espreita a cada momento, no qual não se sabe em quem se pode confiar para sobreviver e no qual A Esperança está n'A revolta, pois a voracidade é a única forma de se viver, no fim, em paz. Pelo menos até que alguém faça os jogos vorazes retornarem novamente e se tenha novamente de pagar tributos a quem estiver no poder, pois é em tempos de paz que uma guerra sempre aparece submetendo todos a seus jogos vorazes. E, para isto, basta alguém não mais querer viver em paz fazendo emergir o conflito em cada pessoa e entre as pessoas estimulando sua natureza a lutar para sobreviver ou morrer tentando, sem saber que é apenas um tordo entre outros em cujo voo pensa estar livre das flechas do destino, como Katnees, o tordo.
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